i-Pet Serviços em todos os concelhos do Montijo e Alcochete


"Se o grau de civilização dum país se conhece pelo
modo como trata os seus animais, eu quero fazer parte dessa metade que quer
evoluir, contra a outra metade que não deixa."

CONTACTO

animalcare.montijo@gmail.com

quinta-feira, 11 de março de 2010

Dirofilariose (Verme do Coração)

A Dirofilariose (Verme do Coração) é um doença que pode ser prevenida, no entanto é bastante séria e, potencialmente fatal. É uma doença parasitária que afecta primariamente cães, gatos e furões.
Pode infectar animais selvagens, tais como os canídeos selvagens. Existem registos de humanos infectados, mas são casos raros e não resultam em doença clínica.

Como é transmitida a Dirofilariose e quais os sintomas?

A Dirofilária é transmitida de animal em animal através dos mosquitos. Quando um mosquito “morde” um animal infectado, a microfilaria (jovens vermes do coração) entram no sistema do mosquito. No período de duas semanas a microfilaria transforma-se na larva infectada que é transmitida pelo mosquito.
Nos primeiros seis meses a larva fica adulta: nos primeiros 3 meses a larva percorre o corpo do animal, chegando, eventualmente aos vasos sanguíneos dos pulmões; nos últimos 3 meses larva fica adulta e entra no coração.

Uma vez no coração, os vermes do coração continuam a crescer ate ás 14 cm de comprimento. Com o tempo, a Dirofilaria vai danificar os vasos sanguíneo, que vai resultar em doenças graves de coração e pulmões. Se houver vermes do coração de ambos os sexos, vai dar origem à criação de novos microfilaria que iram danificar outros órgãos, assim que o sistema imunitário do animal começar a reagir. Este ciclo continua sempre que um mosquito picar um animal infectado e consumir a microfilaria.

A Dirofilaria pode sobreviver entre 5 a 7 anos nos cães e de 2 a 5 anos nos gatos.


Quando foi descoberta a Dirofilariose?


Todos os cães, independentemente da idade, do sexo ou ambiente estão expostos ao vírus.
Os gatos que vivem em casa, tal como os que estão na rua, estão expostos ao vírus da dirofilariose. Se pretende viajar com o seu animal para outra parte do pais, consulte o seu veterinário para saber qual o risco de infecção nessa área.

Quais os sintomas da Dirofilariose?

* Cães: Se o seu cão foi recentemente infectado, é normal que no inicio não demonstre nenhuns sinais. No entanto, com o desenvolver da infecção o seu cão pode começar a tossir, tornar-se letárgico, perder o apetite ou ter mesmo dificuldades respiratórias. Poderá notar que se cansa rapidamente, após um exercício moderado.
O seu Médico Veterinário irá realizar análises de sangue para confirmar a existência da dirofilaria. Outros exames como raio-x ao tórax , ecocardiograma podem ser necessários para confirmar o diagnóstico, para avaliar o estado da doença e para determinar o tratamento mais adequado.

* Gatos: Os sinais de uma possível infecção de dirofilaria incluem tosse, dificuldades respiratórias e vómitos (em alguns casos raros, os gatos podem morrer subitamente). O diagnóstico da dirofilaria em gatos é mais complicado de obter do que nos cães. São necessários uma série de exames para provar que os vermes do coração são os responsáveis pelo estado do seu gato e, por vezes o resultado desses mesmos exames podem não ser conclusivos.


Como posso tratar o meu animal?


* Cães: Como acontece com muitos problemas médicos, é melhor prevenir do que tratar a Dirofilariose. No entanto, se o seu animal for infectado com Dirofilariose existe um tratamento disponível aprovado. Existem sempre riscos no tratamento da dirofilariose, mas o risco de complicações são menos prováveis em cães que eram saudáveis e que foram infectados mais tarde. O objectivo do tratamento da dirofilariose é o de eliminar os vermes já adultos e as microfilarias que se encontram no corpo do animal.
Durante a hospitalização e, mesmo quando regressar a casa, o seu animal vai necessitar durante um longo período de tempo de medicamentos adicionais, para reduzir a hipótese de inflamação quando o corpo começar a absorver os vermes mortos.

* Gatos: Actualmente não existe nenhum tratamento efectivo e seguro contra a dirofilaria nos gatos. Se o seu gato for infectado pelo verme do coração o seu Médico Veterinário deve recomendar medicamentos que limitem a inflamação e diminuam os sintomas.

Pode, o verme do coração ser removido cirurgicamente?

Algumas clínicas estão equipadas para a remoção cirúrgica do verme do coração. É uma cirurgia de alto risco e é reservada para os casos mais sérios.

O HVC (Hospita Veterinario Central, Charneca da Caparica) tem o material e os recursos necessários para a realização desta cirurgia.

Pode a Dirofilariose ser prevenida?

A Dirofilaria é prevenida quase a 100% em cães e gatos. Existem diversos medicamentos. O seu veterinário pode recomendar o melhor método de prevenção com base no estilo de vida e factores de risco do seu animal.
São recomendadas analises sanguíneas antes de iniciar o programa de prevenção para certificar que o seu animal não se encontra infectado.
Outro ponto necessário, é a marcação de Check –ups para se assegurar que esta a ser prescrita a medicação correcta.

Um animal saudável é um companheiro feliz.

O bem estar diário do seu animal requer uma atenção regular.

Consulte o seu médico veterinário se verificar algum destes sintomas:

* Altos ou inchaços;
* Perda ou aumento excessivo de apetite e de consumo de agua;
* Perda ou aumento acentuado de peso;
* Claudicação, rigidez ou dificuldade em subir ou descer escadas;
* Dificuldade, excesso ou descontrole de resíduos (urina e fezes);
* Alteração do comportamento ou fadiga;
* Hálito ou excesso de tártaro nos dentes.


Os animais envelhecem mais rapidamente que os humanos e, podem desenvolver doenças que passam despercebidas, mesmos aos donos mais atentos. Os exames regulares são bastante importantes.

Os Médicos Veterinários são especialistas em detectar sintomas de doença e, os sintomas ao serem detectados de inicio, faz com que o tratamento seja mais eficaz.


A Dirofilaria pode ser prevenida. Consulte o seu Médico Veterinário para assegurar que o seu animal esta protegido.

Sem comentários:

Enviar um comentário