i-Pet Serviços em todos os concelhos do Montijo e Alcochete


"Se o grau de civilização dum país se conhece pelo
modo como trata os seus animais, eu quero fazer parte dessa metade que quer
evoluir, contra a outra metade que não deixa."

CONTACTO

animalcare.montijo@gmail.com

quinta-feira, 11 de março de 2010

O que deve saber sobre o Cancro!?!



O que é o Cancro?

O Cancro é o crescimento descontrolado de células dentro e fora do corpo. O cancro pode ser benigno ou maligno. Este pode ser detectado ou pode invadir tecidos adjacentes e espalhar-se por todo o corpo.

O Cancro é muito comum?

O Cancro é comum em animais e o risco aumenta com a idade. É a maior causa de morte nos animais com mais de 10 anos de idade. Os cães tem o mesmo grau de incidência de cancro que os humanos, enquanto que os gatos têm menos.

Como é diagnosticado?

Os sintomas de cancro são bastantes evidentes através de raios-x, análises sanguíneas, ultrasonografia, no exame geral e historial do animal. No entanto, na maioria dos cancros é necessário uma biopsia (remover um pedaço de tecido para analise) para confirmar a existência do cancro e se este é benigno ou maligno.

Pode-se prevenir o Cancro?

Infelizmente, a causa de muitos cancros é desconhecida e, desta forma, é difícil preveni-lo. Rápida detecção e tratamento são as melhores maneiras de combater o Cancro.


Tipos de Cancro mais comuns nos animais:


* Pele: Os tumores de pele são bastante comuns em cães mais velhos e menos frequentes em gatos. A maior parte dos tumores de pele nos gatos são malignos e nos cães, a maioria, são benignos. O Médico Veterinário tem de examinar todos os tumores de pele de cão e gato, de forma a determinar ser algum é maligno.

* Mamários: 50% dos tumores de peito nos cães e 85% dos tumores de peito nos gatos são malignos. Ao esterilizar as gatas ou cadelas entre os 6 e os 12 anos reduz o risco de cancro. A cirurgia é o tratamento eleito/recomendado neste tipo de Cancro.

* Cabeça e pescoço: O Cancro na boca é mais comum em cães. Alguns sinais a ter em conta são, o inchaço nas gengivas, sangramento, um odor ou dificuldades em comer. Uma vez que a maior parte dos inchaços são malignos, é necessário um tratamento “agressivo” logo de imediato. O Cancro pode-se desenvolver no interior do nariz tanto em cães como em gatos. Sangrar do nariz, dificuldades respiratórias e/ou inchaço facial são alguns dos sintomas que podem indicar cancro e que devem ser vistos pelo Médico Veterinário.

* Limfoma: O limfoma é uma forma de cancro bastante comum em cães e gatos. É caracterizado pelo inchar de um dos muitos limfomas do corpo. O vírus da leucemia felina pode ser uma das causas do limfoma nos gatos. A quimioterapia é bastante eficaz no combate deste cancro.

* Leucemia Felina: A leucemia felina é um vírus contagioso entre os gatos e, ocasionalmente pode causar diferentes tipo de Cancro. Não é contagioso para os humanos. Enquanto um elevado numero de pesquisas, continua a não existir um tratamento consistente disponível.

* Testículos: Os tumores de testículos são mais comuns em cães, especialmente naqueles que têm os testículos retidos. A maior parte deste Cancro pode ser prevenidos com a castração e curáveis com cirurgia, quando detectados logo de inicio.

* Tumores abdominais: Os tumores no interior dos abdominais são comuns, mas de difícil diagnostico no inicio. Perda de peso ou aumento abdominal são sinais característicos desse tumor.

* Ossos: Os tumores nos ossos são bastante frequentes em cães de grande porte. Os ossos das patas, articulações mais próximas são os sítios mis comuns. Dores persistentes, claudicação e inchaço na zona afectada são os sintomas mais comuns.

Muitos dos sintomas acima mencionados são visto como não cancerosos, mas merecem sempre toda a atenção do veterinário para determinar a causa.

O cancro tem, frequentemente tratamento e, ao ser diagnosticado no inicio pode ajudar o Médico Veterinário a proporcionar o melhor tratamento possível.


Como podemos tratar o Cancro?

Cada tipo de cancro tem o seu tratamento individual e, poderá incluir uma combinação de diversos tratamentos tais como, cirurgia, quimioterapia, criocirurgia, hipotermia ou imunoterapia. Assim que obtiver o diagnostico, o Médico Veterinário irá analisar qual o tratamento mais adequado para o seu animal.
Em uma determinada altura, o Médico Veterinário pode remete-lo para um oncologista, dependendo do decorrer do tratamento proposto.

Qual a escala de sucesso?

Depende fortemente do tipo e da extensão do Cancro e, também da agressividade da terapia. Alguns Cancros podem ser curados e quase todos os pacientes podem ser ajudados até certo ponto.


10 Sinais de Cancro em pequenos Animais:

1 - Inchaços persistentes com um aumento continuo;
2 - Feridas que não saram;
3 - Perda de peso;
4 - Sangramento ou perda de líquidos;
5 - Perda de apetite;
6 - Maus odores;
7 - Dificuldade em comer ou engolir;
8 - Hesitação em praticar exercício;
9 - Coxear persistente;
10 - Dificuldade em respirar, urinar ou defecar.



Consulte o seu Médico Veterinário!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário